PBH prepara ações para garantir mobilidade a foliões e moradores durante o Carnaval 2019

1 de março de 2019


Carnaval de Belo Horizonte 2018 | Belotur Ônibus Folia, Belo Horizonte (MG) Foto Alexandre Guzanshe/Belotur

A Prefeitura de Belo Horizonte está preparando uma grande operação para manter a mobilidade urbana na cidade mesmo com as ruas tomadas por mais de 500 blocos planejados para o período oficial do Carnaval 2019. Para isso, a Prefeitura , por meio da BHTrans, trabalha em parceria com patrocinadores e órgãos como a Companhia Brasileira de Trens Urbanos para criar o planejamento de trânsito para a capital mineira, especialmente durante os dias de feriado. 

Com o objetivo de garantir a mobilidade dos usuários durante o Carnaval, o esquema de trânsito e transporte da área central vai contar com rotas especiais, incluindo alterações no itinerário e nos pontos de embarque e desembarque. As linhas do MOVE terão operação especial durante o Carnaval para atender os usuários. 

A BHTrans vai disponibilizar no portal da Prefeitura um ‘Guia de Bolso’. Nele, o cidadão poderá consultar, baixar ou imprimir um mapa com o desvio e os pontos da linha que utiliza. Para orientar os foliões e usuários sobre as mudanças no transporte coletivo, funcionários da BHTrans prestarão informações nos postos “Ponto de Informação” instalados em locais estratégicos da região central. 

Para a grande programação de blocos de rua na área central será preparado um esquema delimitando as áreas de desfiles, criando assim uma estrutura fixa de interdições e desvios no trânsito para minimizar os impactos para quem precisa se locomover na capital. A recomendação é que os motoristas priorizem trafegar pela avenida do Contorno que estará liberada para o trânsito e transporte coletivo. As áreas de desfiles dos blocos (bolsões de interdições) terão as vias interditadas para o trânsito e o transporte coletivo a partir das 10h de sábado, dia 2/3, e permanecerá fechado até às 4h quarta-feira, dia 6/3. 

Já para acessar a Área Hospitalar, o indicado é utilizar a avenida do Contorno e rua Maranhão (próximo ao Hospital da Polícia Militar) ou pela avenida Francisco Sales. Esse trajeto estará livre para o trânsito, em ambos os sentidos da avenida do Contorno, e os agentes da BHTrans irão preservá-los durante os deslocamentos dos blocos.

Agentes

Em média, 250 agentes da BHTrans vão atuar diariamente durante o Carnaval nas Unidades Integradas de Trânsito (UIT), em parceria com os agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Somando com outras equipes (semafórica, COP-BH, reboques, entre outros) serão mais de 500 profissionais. Informações sobre trânsito e transporte do Carnaval 2019 podem se conferidas no twitter@OficialBHTRANS. Os usuários da rede social também podem seguir a hashtag #CarnavalBH2019 para acompanhar as atualizações.

Foliônibus

Os foliões que estão planejando seu roteiro para o Carnaval em Belo Horizonte podem contar mais uma vez com a ajuda dos Foliônibus. Este ano, o serviço será ampliado com uma nova linha e terá mais veículos rodando. Serão 35 ônibus gratuitos, 15 a mais que em 2018, circulando entre os dias 2 e 5 de março, das 10h às 20h. No sábado, para atender aos foliões que querem chegar cedo aos blocos, o serviço será iniciado às 7h. 

O transporte é oferecido pela Belotur, com patrocínio da cerveja SKOL e da Uber. Serão disponibilizadas duas rotas: a Linha 1, que terá saídas de 10 em 10 min, circula pela avenida do Contorno, em ambos os sentidos; e a Linha 2, com saídas a cada 12 minutos, faz parte da Contorno e corta o Centro da cidade pelas ruas Tupinambás, Curitiba, avenida Bias Fortes e rua da Bahia. Depois, faz outro desvio que passa pela avenida Francisco Sales, rua Ceará, avenidas Alfredo Balena, Bernardo Monteiro, Francisco Sales, Carandaí e retorna para a avenida Contorno.   

O ponto de partida de ambas será na avenida do Contorno, na altura da Rodoviária, próximo à saída da Estação Lagoinha. Esse fator foi estratégico para garantir a possibilidade de integração com o metrô.

Horário do metrô

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos vai alterar o horário de funcionamento do metrô entre os dias 2 e 5 de março. Durante a folia, as composições vão rodar até a 1h da madrugada.

Estacionamento rotativo liberado 

Entre os dias 2 e 5 de março, as áreas de Estacionamento Rotativo serão liberadas sem a necessidade de utilização de crédito eletrônico ou folha de talão, para quem ainda utiliza o sistema impresso. Atualmente, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 23.574 vagas.

Interdições no Google Maps

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, em parceria com o Google vai disponibilizar no Google Maps e no Waze todas as interdições dos bolsões da área central. Com a informação das ruas interditadas as plataformas/aplicativos vão traçar rotas alternativas evitando e margeando essas áreas interditadas. 

O Carnaval de Belo Horizonte 2019 é uma festa realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com patrocínio master da Skol, patrocínio da Uber, patrocínio institucional da Do Brasil Projetos e Eventos e em parceria com a BH Airport.