TrAnSpOrTe E TrÂnSiTo

14 de fevereiro de 2019


Durante a folia, a BHTrans vai realizar uma grande operação de trânsito e transporte na Área Central da cidade e nas regionais, com o objetivo de garantir a mobilidade dos foliões e da população que precisa transitar próximo aos locais da festa.

Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal) vão trabalhar em parceria com diversos órgãos no Centro de Operação da Prefeitura (COP-BH).

Para a grande programação de blocos de rua na Área Central será preparado um esquema delimitando as áreas de desfiles, para minimizar os impactos para quem precisa se locomover na capital. A recomendação é que os motoristas priorizem trafegar pela avenida do Contorno, que estará liberada para o trânsito e transporte coletivo.

Vai de ônibus?

O esquema de trânsito e transporte da Área Central vai contar com rotas especiais, incluindo alterações no itinerário e nos pontos de embarque e desembarque.

As linhas do MOVE terão operação especial durante o Carnaval para atender os usuários.

Quer saber por onde ir?

A BHTrans disponibiliza no portal da Prefeitura um Guia de Bolso. Nele, você poderá consultar, baixar ou imprimir um mapa com o desvio e os pontos da linha que utiliza.

Para orientar os foliões e usuários sobre as mudanças no transporte coletivo, funcionários da BHTrans prestarão informações nos postos “Ponto de Informação” em locais estratégicos da Área Central.

Meu ônibus mudou?

Acesse as informações da BHTrans e saiba quais são os desvios, bloqueios, congestionamentos, mudanças de percurso e alteração de pontos de ônibus durante o Carnaval.

Não durma no ponto – SIU Mobile BH 

Já baixou o aplicativo SIU Mobile BH? Essa é a melhor forma de facilitar sua locomoção pela cidade no Carnaval: confira as rotas e as linhas atendidas pelos ônibus de Belo Horizonte e encontre no mapa, por meio do GPS, as paradas atendidas. Você fica sabendo de forma rápida quando o ônibus vai chegar e não perde mais nenhum ônibus!

Suas paradas favoritas ficam gravadas para facilitar sua navegação e você ainda consegue ver quais veículos estão adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

Usuários com deficiência visual também podem localizar facilmente as rotas de ônibus. O app permite ativar uma funcionalidade específica, com layout adequado para sua navegação, compatível com a ferramenta VoiceOver (iOS) e TalkBack (Android).

Disponível na App Store e no Google Play.

Quer saber mais?

Informações sobre trânsito e transporte do Carnaval 2019 podem ser conferidas no twitter @OficialBHTRANS. Os usuários da rede social também podem seguir a hashtag #CarnavalBH2019 para acompanhar as atualizações.

Foliônibus

Quer se locomover de forma gratuita durante o Carnaval? É só pegar um dos 35 Foliônibus que a Skol e a Uber trouxeram para BH durante a folia. Os ônibus circularão de sábado a terça-feira (02 a 05/03), das 10h às 20h, nos seguintes trajetos:

Linha 1 (Av. do Contorno)
Todos os pontos de ônibus da Avenida do Contorno

Linha 2 (Foliônibus Central)
Av. Bias Fortes, 799
Rua Curitiba, 1264
Rua Curitiba, 1046
Rua Curitiba, 620
Rua Tupinambás, 2017
Rua da Bahia, 2020
Rua da Bahia, 2224
Rua da Bahia, 2610
Av. Bias Fortes, 161

Metrô

Na sexta-feira (01/03), as estações Central e Primeiro de Maio seguirão abertas até as 2h da madrugada.

De sábado a terça-feira (02 a 05/03), o horário ampliado seguirá em curso apenas para a Estação Central, aberta até as 2h. As demais estações operarão somente para desembarque, após as 23h. Vale destacar que no dia 2 as Estações Vilarinho, São Gabriel e Eldorado também abrirão mais cedo, às 5h da manhã.

Saiba aqui mais informações sobre o metrô durante o Carnaval.

Precisou acessar os hospitais?

Para ir à Área Hospitalar, o indicado é utilizar a Avenida do Contorno e o acesso pela Rua Maranhão (próximo ao Hospital da Polícia Militar) ou pela Avenida Francisco Sales.

Esse trajeto estará livre para o trânsito, em ambos os sentidos da avenida do Contorno, e os agentes da BHTrans irão preservá-los durante os deslocamentos dos blocos.