Palcos oficiais recebem programação imperdível para as crianças

27 de fevereiro de 2019


Foto: Nathália Torres / Acervo Belotur

Não é somente o Carnaval de adultos que cresce a cada ano em Belo Horizonte. Como quem não chora não mama, o clamor dos pequenos foliões tem ampliado igualmente o número de atrações dedicadas à turminha. Para este ano, alguns bloquinhos já passaram pelas ruas da cidade, mas opções não faltam para quem quiser carnavalizar com crianças e adolescentes em várias regiões de Belo Horizonte até a próxima terça (5). Com fantasias e serpentina ao lado de mamadeiras e chupetas, os pimpolhos enfeitam a cidade com suas roupas coloridas e aquela animação inesgotável típica da garotada.

Atenta a essa demanda, a Belotur investe na ampliação da programação infantil oficial – uma das novidades de 2019. Por isso, a programação do ‘Carnavalzinho’ continua nos palcos do Parque Municipal e da Savassi, e chega também ao palco da Avenida Brasil que, durante três dias, recebe atrações diurnas focadas no público infantojuvenil. A entrada é gratuita.

Dentro dessa programação oficial da Belotur, algumas oficinas vão ensinar as crianças algumas dicas úteis para o Carnaval, como a aula de maquiagem, de pintura facial e oficina de construção de instrumentos musicais com materiais reciclados.

Animados shows com apresentação de marchinhas e músicas infantis irão distrair a criançada. Os grupos Arlequins Mudernos, Edu Pio/Super Pamp, MPBaixinhos para todas as idades e Maria Cutia são algumas das atrações que dividem-se entre os palcos.

Mas para quem gosta mesmo é de seguir atrás de um bloquinho, oportunidade não vai faltar. Homem-Aranha e Mulher-Maravilha vão aparecer no Bloco dos Super Heróis, que acontece no sábado (2), no Santo Agostinho. Para que as crianças aprendam sobre inclusão social, o bloco Todo Mundo Cabe no Mundo aborda essa temática na manhã de domingo (3), no bairro Santa Efigênia. Brinquedos e monitores são disponibilizados pelo bloco kids Mães em Movimento, que ocupa as ruas do Santa Amélia na segunda (4). Cantigas de roda também animam a turma do bloco Alessandra no País de Ser Brincante, que passa na terça (5) pelo bairro Castelo. A programação completa dos blocos de rua infantis segue abaixo.

O Carnaval de Belo Horizonte 2019 é uma festa realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com patrocínio master da Skol, patrocínio da Uber, patrocínio institucional da Do Brasil Projetos e Eventos e parceria da BH Airport. 

O Carnavalzinho é um evento realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.


Confira a programação:

Palco Avenida Brasil

Sábado (2/3)

9h: DJ Bella La Pierre
10h: Oficina de Maquiagem Carnavalesca com Rajão
11h: Arlequins Mudernos
12h30: Edu Pio/Super Pamp

Domingo (3/3)

9h: DJ Bella La Pierre
10h: Oficina de construção de instrumentos musicais a partir de materiais reciclados com Leo Piló
11h: Bonequinho Doce – Casa de Lua
12h30: Circo Marimbondo Show

Segunda (4/3)

9h: DJ Bella La Pierre
10h: Oficina de Maquiagem Carnavalesca com Rajão
11h: Mpbaixinhos para todas as idades
12h30: Grupo Maria Cutia

Parque Municipal

Domingo (3/3)

Das 09h às 11h30 – Oficinas gratuitas

  • Oficina de construção de instrumentos com material reciclável
  • Oficina de fabricação de tinta natural e massinha caseira
  • Duas oficinas de pintura facial

10h

Chegada dos blocos dos Centros Culturais e do Centro de Referência de Cultura Popular, organizados em três alas formadas em torno das temáticas: “festas populares”, “sustentabilidade” e “cultura da infância: direito ao brincar”

Das 10h30 às 11h30

Teatro Mobs (Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania)

Intervenção relacionada à campanha do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente contra o trabalho infantil e a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Das 11h30 às 12h30

Apresentação do Bloco Chama que Vem

Das 12h30 às 13h30

Apresentação do Bloco Quizomba

13h30

Cortejo final

Palco Savassi

Terça-feira (5/3)

9h: DJ Aída
9h30: Arlequins Mudernos
11h: MPBaixinhos para todas as idades
13h: Grupo Maria Cutia

Das 10h às 14h: Oficina de construção de instrumentos com material reciclável com Leo Piló