O que não pode faltar pra curtir os blocos e manter o bem-estar?

15 de janeiro de 2019


Carnaval de Belo Horizonte 2018 | Belotur Foto Alexandre Guzanshe/Belotur

“Já pintou verão, calor no coração”, já dizia o hit do Carnaval de 1992 (e de todos os próximos, até então), Baianidade Nagô. É calor no coração e no corpo inteiro, a gente sabe.

Com todo esse calorão vem o bronze, aquela água de coco gelada, a vontade constante de se refrescar e, é claro, o Carnaval de 2019. Pois é, tá chegando!

Em BH, o aquecimento já está a todo vapor, com ensaios dos blocos e eventos e, em breve, os blocos de rua começam a desfilar oficialmente. Mas então como fazer para botar a cara no sol e ainda se refrescar e manter o bem-estar durante o bloco?

Foi pensando nesse calor todo que preparamos um guia do que não pode faltar para curtir o Carnaval neste verão belo-horizontino.

1. Use protetor solar

Pedro Bial já estava certo lá em 2006, quando dizia para usar filtro solar. Antes de ir para o bloco, aplique em todo corpo e no rosto. Se possível, leve com você para reaplicar sempre que possível. Isso vai evitar que você se fantasie de camarão sem querer.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer da pele representa 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil. E o filtro solar é a principal forma de prevenção contra a doença.

Ele ainda é uma ótima forma de fazer o glitter grudar no corpo, #ficaadica!

2. Beba muita água

A gente sabe que viver de cerveja e catuaba parece um sonho, mas beber muita água é fundamental. Antes, durante e depois dos blocos, hidrate-se!

A dica é levar uma garrafa d’água de casa (se conseguir, congele-a durante a noite para mantê-la gelada durante o dia) e abastecer ao longo do dia com os ambulantes oficiais que vendem pela rua.

Isotônicos, água de coco e outros líquidos também são indicados. Evite o consumo de refrigerantes, pois possuem muito sódio e baixo poder de hidratação.

Acredite, você vai nos agradecer no dia seguinte, quando acordar bem disposto e sem ressaca! Afinal de contas, pro Carnaval tem que ter disposição! São 23 dias intensos!

3. Abuse dos chapéus, adereços de cabeça e óculos de sol

Carnaval 2018 | Foto Alexandre Guzanshea

Proteger a cabeça é super importante para evitar a insolação e a desidratação. Essa é uma das áreas mais afetadas pela exposição ao sol.

Por isso, vale usar a criatividade! Pense em fantasias que tenham chapéus ou adereços de cabeça que cubram bem.  

Outra indicação são os óculos escuros, para proteger os olhos contra a ação dos raios UV. Muita gente não sabe, mas a exposição excessiva pode desenvolver catarata, lesões cancerígenas de pele na pálpebra e muitas outras doenças. Medo!

4. Alimente-se bem!

Pode parecer óbvio que a boa alimentação contribui para aguentar o ritmo do batuque do começo ao fim do Carnaval, mas a verdade é que muita gente come mal durante esses dias.

A folia é tanta, que passamos a comer só nos intervalos dos blocos, com fast food e alimentos gordurosos e pouco nutritivos.

A dica é reforçar o café da manhã, com frutas, ovos (ou outros tipos de proteína), carboidratos – como pães, bolos, aquele pão de queijo maravilhoso – e por aí vai.

Para os blocos, procure levar frutas, que têm muitas vitaminas e ainda ajudam na hidratação. Leve na mochila barrinhas, frutas secas, biscoitos e ou outros alimentos rápidos e fáceis.

Como o Carnaval de BH começa cedo, coma bem quando acabar a folia e tenha uma boa noite de sono.

5. #ProjetoFolia

Se você está fazendo seu “projeto verão” / “projeto folia” para emagrecer para o Carnaval, saiba que isso é um bom começo, mas não é 100% indicado.

Fazer exercícios físicos é ótimo, mas o seu foco agora deve ser ganhar condicionamento físico. Essa maratona de blocos e festas é como uma prova de resistência e você vai querer estar preparado.

Procure começar a fazer treinos aeróbicos (caminhar, correr, andar de bike) o quanto antes. Acredite, você vai andar muito por BH. Fazer exercícios que fortaleçam a musculatura também é ótimo. Musculação, dança, yoga, tudo vale a pena – não só para o Carnaval mas para a vida toda, né?

Agora que você sabe as dicas para se jogar no Carnaval de Belo Horizonte, é só começar a se cuidar e aproveitar os blocos com disposição total!

Está animado? E agora, mais preparado! Compartilhe essas dicas com quem vai entrar na folia com você.