Programação oficial e completa? Só no
aPp BeLo HoRiZoNtE
sUrPrEeNdEnTe
appstore googleplay

InOvAçÃo, CrIaTiViDaDe E cOlAbOrAçÃo

Enquanto alguns estão cheio de ideias para as fantasias do carnaval, outros têm ideias inovadoras para uma folia e uma cidade cada vez melhores. Em 2019, o segundo grupo foi convidado a apresentar suas propostas e aproveitar o Carnaval de Belo Horizonte para transformar a cidade em um grande laboratório. Das dezenas de propostas recebidas no Edital para Concurso de Projetos, 14 foram habilitadas, no seguintes temas:

  • Turismo, experiências e produtos
  • Mobilidade, transporte e acessibilidade
  • Segurança, prevenção e bem-estar
  • Sustentabilidade, limpeza e gestão de resíduos
  • Foram recebidos projetos pautados pela inovação, criatividade e colaboração, de cunho tecnológico ou não. Os critérios de avaliação envolvem viabilidade econômica, potencial de inovação, tamanho do mercado, competitividade do setor, maturidade e apresentação (pitch). As propostas premiadas — uma por eixo temático, no valor de R$10.000 cada — poderão integrar o planejamento do Carnaval de Belo Horizonte 2020. Após a etapa de testes e experimentação, os participantes deverão preparar relatórios apresentando resultados, comprovação dos testes aplicados, objetivos alcançados e proposta final, que será apresentada no evento de premiação em formato de "pitch". Conheça agora as propostas habilitadas!

    Evolução Tecnológica das Carretas Sonoras do Bloco da Bicicletinha


    www.facebook.com/blocobicicletinha

    O Bloco da Bicicletinha é um bloco de de rua sobre rodas que reúne ciclistas fantasiados, equipados com sistema de som autônomo, que propagam o uso da bicicleta como meio de transporte. Desde 2014, o bloco inova na criação de sistemas de som ambulantes, que funcionam de forma autônoma, por meio de tecnologia de ponta, uso de placas solares para carregar baterias e sistemas de som customizados com maior potência e menos consumo. No entanto, surgiu um novo problema: como conectar o som desses sistemas independentes, para que a música tocada ficasse sempre em sincronia? Esse se tornou um dos gargalos para o grupo, uma vez que o bloco conta com mais de 3 mil foliões. Entre testes com transmissores FM e de retorno, aplicativos e a preocupação com a democratização da participação, o bloco apresenta uma solução que pode ser escalonada para blocos menores ou similares, tornando o movimento sustentável para diversas apresentações durante o ano em Belo Horizonte e no resto do país.

     

    Aplicativo Carnaval BH Folia 2020


    www.newtonpaiva.br

    A proposta considera o crescimento do público e demanda por transporte no Carnaval de Belo Horizonte para propor um aplicativo georreferenciado que integra informações da BHTrans e do app BH Folia.

     
     
     

    Mamboo - Sistema de Gestão para Blocos e Grupos Musicais


    www.mamboo.com.br

    Após vários anos participando da organização de blocos de rua em Belo Horizonte, os fundadores do Mamboo perceberam um problema em comum: a dificuldade em gerenciar toda a estrutura que envolve os desfiles e apresentações, desde equipamentos de som, iluminação, instrumentos, palco, trio elétricos até o planejamento e a gestão de shows, ensaios, integrantes, obtenção de financiamento, licenças e alvarás. A plataforma visa facilitar a gestão de grupos musicais de forma rápida e fácil, incluindo todas as tarefas relacionadas ao dia a dia de um músico profissional, dentro do modelo de negócio SaaS - Software as a Service. O objetivo é fornecer ferramentas tecnológicas de gestão para ajudar grupos e artistas — desde músicos em carreira solo, DJ´s, Duplas, Bandas, Blocos Carnavalescos, Escolas de Samba e até Orquestras — a alcançar mais profissionalismo e melhores resultados.

     

    AiPlates


    www.aiplates.com.br

    O sistema integra novas tecnologias de leitura de placas de veículos ALPR (Automatic License Plate Recognition) e inteligência artificial para cercamento eletrônico de cidades, permitindo ações rápidas e precisas na prevenção e combate a ocorrências.

     
     
     

    Rota limpa


    https://www.fablabs.io/users/marley

    O Rota Limpa apresenta uma solução para a gestão de resíduos, por meio de pequenos sensores instalados nos recipientes destinados a receber o lixo na cidade. O monitoramento do volume em tempo real segue para uma central de logística da rota de coleta e alimenta a identificação visual de lixeiras cheias e vazias, para que os foliões saibam onde podem descartar o lixo. Com essas informações é possível ainda estabelecer rotas otimizadas para a coleta, evitando gastos desnecessários e retrabalho.

     
     

    Plano de Ação de Iniciativas para minimização de impacto ambiental no carnaval de Belo Horizonte


    www.newtonpaiva.br

    A proposta configura um Plano de Ação que minimize impactos ambientais causados pelo lixo nos dias de folia, por meio de medidas como a proibição da comercialização e fornecimento de canudos plásticos, podendo ser utilizados canudos de papel e/ou polímeros biodegradáveis; proibição da comercialização e fornecimento de copos plásticos, podendo ser utilizados copos de papel e/ou polímeros biodegradáveis; instalação de coletores de lixo reciclável próximo aos blocos, com envio do material a cooperativas e catadores; fomento a uma cooperativa de costureiras para confeccionar fantasias de carnaval a partir do aproveitamento dos resíduos gerados.

     

    DDRE - DEJETOS DIRETO NA REDE DE ESGOTO

    A ideia é disponibilizar uma estrutura descartável de sanitários que se integre aos poços luminares —caixa situada no passeio, que possibilita a inspeção e desobstrução dos ramais de esgoto e a execução do corte da ligação — da rede de esgoto da Copasa. A estrutura seria encaixada no poço e levaria os dejetos diretamente para a rede de esgoto, sem a necessidade da logística dos recursos financeiros para entrega, recolhimento e descarte de resíduos, como acontece hoje com os sanitários químicos tradicionais. O projeto prevê um compartimento privativo (cabine) capaz de abrigar um usuário (inclusive cadeirante) confortavelmente e com espaço para divulgação de mensagens institucionais e de patrocinadores. Uma vez disponível para o mercado, o produto poderá facilmente ser instalado pelo próprio organizador do evento, poucas horas antes do início da atividade; e desmontado para reaproveitamento e/ou destinação ao lixo comum.

     

    Explora App / Explora Carnaval


    www.exploraapp.com

    O aplicativo Explora App faz recomendações de atrações turísticas baseado em proximidade, perfil do usuário, incluindo sugestões de transporte mais eficientes. Até o momento, são 400 atrações para Belo Horizonte, dentre restaurantes, museus, parques e feiras livres.

     
     
     

    Por Dentro da Contorno - Na Folia


    pordentrodacontorno.wordpress.com

    A região compreendida pela Avenida do Contorno concentra grande número de blocos do Carnaval de Belo Horizonte e atrai turistas de diversas origens. Por meio de informações, dados turísticos e colaboração, a proposta é manter os foliões informados durante o Carnaval sobre tudo o que acontece dentro da Avenida do Contorno, da lista de blocos às alterações no funcionamento do transporte e do comércio. O projeto pretende utilizar plataformas digitais já existentes e, após a mensuração dos dados, desenvolver um canal que integre informação, divulgação e colaboração, utilizando gamificação, transmídia e dados.

     

    A lá Beagá


    instagram.com/a_la_beaga

    A plataforma digital voltada para o público belorizontino e turistas vai apresentar fotos e minientrevistas de pessoas de diversos estilos nos espaços públicos, eventos culturais e estabelecimentos comerciais. O objetivo é retratar o estilo de vida dos moradores e visitantes da capital mineira. Quem são os personagens, anônimos ou não, que circulam pela capital? Como se vestem? De onde vêm? Para onde vão? O que fazem/ gostam de fazer em BH? Secundariamente, pretende-se retratar o cenário em que esses personagens estão inseridos, sobretudo os localizados em pontos de menor visibilidade, para além da região centro-sul. Há locais atrativos com potencial turístico em BH além dos que são divulgados e conhecidos do grande público? O projeto assemelha-se a uma pesquisa etnográfica, uma observação participativa com registros de costumes, hábitos e preferências dos moradores e visitantes da capital. Como resultados, a ampliação da autoestima belo-horizontina e desdobramentos em mapas e guias turísticos.

     

    GOtoGO


    www.infokeep.com.br

    O app GOtoGO orientar o usuário na criação de uma agenda de eventos de acordo com o seu perfil e áreas de interesse. Durante o evento, o usuário poderá identificar pessoas de seu grupo de relacionamento como parentes, amigos e parceiros de negócios a partir de um check-in dentro da área de geo-localização definida. No chat (privado ou público) o produtor do evento atua como moderador e interage com o público presente, além de enviar mensagens e criar uma experiência diferenciada.

     
     

    Carnaval de Impacto


    www.gooders.com.br

    A Gooders é uma plataforma de engajamento social que oferece recompensas para quem faz o bem. Utilizando a plataforma e o programa de recompensas como atrativo, o objetivo é aproveitar a presença dos foliões junto aos palcos oficiais do Carnaval de Belo Horizonte para arrecadar doações para instituições (leite, alimento não perecível ou outro item que as partes - Gooders, Belotur e instituições - definam como prioridade). O recolhimento dos produtos acontecerá em um espaço identificado para este fim e o doador, após entregar sua doação, vai se cadastrar na plataforma para receber pontos pela ação realizada. Os pontos poderão ser trocados por descontos ou benefícios oferecidos pelas empresas parceiras da plataforma.

     

    BHFolia


    www.bhfolia.com.br

    O Carnaval de Belo Horizonte cresce e gera cada mais vez negócios, empregos e renda para cidade ao movimentar intensamente a cadeia produtiva do turismo. A plataforma BH FOLIA é um aplicativo moderno, intuitivo e dinâmico que se propõe a ser o principal catalisador de informações e oportunidades no carnaval. É um aplicativo pensado para unir foliões aos blocos e serviços de carnaval de uma forma simples e eficiente. Utilizando como ponto de partida o cadastro oficial realizado na Belotur, cada bloco cria um login e senha próprios e poderá incluir as informações sobre história, desfiles, ensaios, fotos e vídeos do acervo. Além disso, o aplicativo irá concentrar as informações oficiais e dicas dos principais órgãos envolvidos na viabilização do carnaval. Cada bloco vai gerar uma “hot page” específica na web e no app, inclusive com espaço para os patrocinadores de cada bloco, contribuindo para a arrecadação de recursos principalmente para os blocos menores, localizados fora do eixo Centro-Sul.

     
     
     
     

    Siga o carnaval facebook instagram twitter

    Belotur - Rua da Bahia, 888 - Centro - Belo Horizonte - MG - Email: belotur@pbh.gov.br

    .
    Voltar ao topo