Escolas de Samba e Blocos Caricatos

11 de janeiro de 2019


Carnaval Belotur 2017 Grêmio Recreativo Acadêmicos de Venda Nova Foto: Andre Fossati

O samba toma conta da avenida – Escolas de Samba

Sabe aquele samba-enredo gostoso, que dá vontade de cantar e sair pela avenida? Tem por aqui! Aliás, tem música boa, tem avenida, tem arquibancada e tem desfiles de escolas de samba. São elas que fazem o rolê da Avenida Afonso Pena nas noites de Carnaval. E o babado é forte! O espaço em frente ao Parque Municipal se transforma numa verdadeira passarela para que cada agremiação mostre o que tem de melhor.

A criatividade dos carros alegóricos e fantasias, o suingue das baterias e a atuação dos destaques e foliões são alguns dos aspectos avaliados por um grupo técnico de jurados, que elege a campeã do Carnaval. Em 2018, sete escolas competiram pelo posto máximo da categoria principal. A vencedora foi a escola Canto da Alvorada, que homenageou a dança folclórica e o grupo Aruanda.

Em breve serão abertas as inscrições para as escolas de samba interessadas em participar dos desfiles em 2019.

Carnaval na carroça? A história dos Blocos Caricatos de BH

Carnaval Belotur 2017 Bloco Caricato Bachareis do Samba | Foto Andre Fossati

Quer tradição? Tem tradição! Os Blocos Caricatos são a manifestação mais antiga do Carnaval de Belo Horizonte. Surgiram junto com a própria cidade. Quando queriam curtir a folia, no início do século passado, os operários e primeiros trabalhadores da nova capital pintavam os rostos, improvisavam fantasias e partiam para a rua. Os desfiles aconteciam meio no free style mesmo, em cima de carroças, entre latas e tambores.

O que era improviso, virou costume. As carroças se transformaram em caminhões e carros de som e os grupos passaram a se organizar em blocos. Na década de 1980, os desfiles passaram a valer título. A competição cresceu e agora segue os moldes das escolas de samba, com desfiles gratuitos e abertos ao público, na Avenida Afonso Pena.

O que esperar? Tudo o que há de mais original na cultura carnavalesca. Marchinhas autorais, alegorias e fantasias das mais diversas e muita, mas muita animação. No ano passado, 10 grupos competiram pelo posto de melhor bloco caricato de Belo Horizonte. Em breve serão abertas as inscrições para os blocos que desejarem participar do desfile em 2019.