Carnaval consciente: A folia é de todo mundo, inclusive dessa nossa cidade linda!

31 de janeiro de 2019


Foto Samuel Mendes

Já parou pra pensar em quanto lixo é jogado nas ruas de Belo Horizonte durante o Carnaval? Somente em 2018, a SLU (Superintendência de Limpeza Urbana) recolheu cerca de 1,5 toneladas de lixo. Muita coisa, né?

Sem contar que, nesse período, a cidade continua funcionando, os moradores continuam circulando, e não é nem um pouco legal sair de casa e encarar mau cheiro e sujeira.

Porém, existem formas de minimizar esse impacto na cidade e aproveitar o Carnaval de forma mais consciente. Afinal, BH é maravilhosa demais e merece todo cuidado durante a folia! Veja as dicas para um carnaval mais sustentável e bom para todos.

1. Jogue lixo no lixo!

Todos nós sabemos que é errado jogar lixo na rua, mas parece que às vezes dá um branco. Aí vai o lembrete: não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, lotes vagos ou bueiros. Os resíduos podem entupir as bocas de lobo e provocar enchentes. Ainda mais no Carnaval, com “as águas de março fechando o verão”.

Se não avistar nenhuma lixeira por perto ou se estiver difícil de chegar até ela por causa do aperto do bloco, segure mais um pouquinho ou guarde na bolsa/pochete.

Para que você encontre onde jogar seu lixo fora rapidinho, serão colocados mais pontos de coleta pela cidade. Uma equipe de catadores de materiais recicláveis também estará totalmente dedicada a recolher o lixo que for gerado em 12 blocos de rua em BH.

2. Cuide de você, dos amigos e da cidade: garrafa de vidro, nem pensar!

Garrafas e outros recipientes de vidro, no Carnaval, nem pensar. Elas podem quebrar e machucar os pés de crianças, idosos, seus amigos, dos garis e catadores de materiais recicláveis. Ou seja, fica ruim para todo mundo. Um ferimento como esse pode acabar com a festa antes da hora.

A latinha, por outro lado, é mais segura e mais sustentável. De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (Abal), o Brasil está entre os campeões de reciclagem de latas desde 2004, e cerca de 98% do total produzido durante o ano é reciclado.

No Carnaval de BH os ambulantes já estão sabendo disso. Você vai encontrar muita lata de Skol com os vendedores que estarão próximos aos blocos!

Mais folia, menos acidentes. Cuide-se!

3. Leve seu próprio copo

Produzir menos lixo é uma das melhores formas de contribuir para o meio ambiente. Então, ao invés de gastar dezenas de copos descartáveis, que tal levar seu copo ou caneca de casa? Lembrando que, como falamos no item 2, NÃO PODE SER DE VIDRO!

A dica aqui é amarrar uma cordinha neles para que você não os perca por aí e ainda fique com as mãos livres para aproveitar à vontade.

Evite também os canudinhos descartáveis. Se for muito necessário, procure levar um canudo reutilizável.

No Carnaval de BH você anda muito, cruza a cidade e fica o dia inteiro na rua. Quanto menos coisas tiver para segurar, melhor! Se você já participou da festa em anos anteriores, sabe do que estamos falando.

Se é sua primeira vez, olha aqui uma lista de coisas que só o folião belo-horizontino consegue entender. Pra chegar em BH bem preparado!

4. Aposte no glitter orgânico

No Carnaval a gente quer é muito glitter! Quer sair por aí brilhando, no corpo todo, na fantasia, até no cabelo e ficar meses descobrindo purpurina no colchão.

Acontece que o glitter é feito, geralmente, de microplásticos que podem ter impacto ambiental e até intoxicar os animais marinhos. Mas tem alternativa! Já existe glitter ecológico e biodegradável, com diversas opções no mercado.

5. E que tal jogar confete ecológico?

A mesma lógica acontece com os confetes ecológicos. Se você é daqueles que não abrem mão do carnaval à moda antiga, com confetes e marchinhas, faça seu próprio confete usando folhas secas que caíram das árvores. Recolha quantas conseguir e corte as bolinhas com furador de papel.

6. Reinvente suas fantasias

Outra boa dica para garantir um carnaval mais sustentável é reutilizar suas fantasias antigas. Reinvente, transforme os tecidos em outras peças ou troque com os amigos – todo mundo tem um item guardado que pode fazer a alegria de outro folião.

Também dá para usar suas roupas do dia a dia e criar fantasias a partir delas. Lembre-se só de apostar nas peças mais confortáveis e frescas, como shorts, regatas e body. É bom ainda escolher peças que você não tem tanto apego. Além de ser uma solução econômica, reaproveitar suas fantasias ainda contribui com o meio ambiente.

7. Tá apertado? Não vai fazer xixi na rua!

Aproveitar o Carnaval de forma consciente vai além da geração de lixo sólido. Tudo que a gente quer é uma cidade agradável para os moradores e para turistas. Por isso, serão colocados cerca de 15 mil banheiros químicos em locais próximos aos blocos de rua.

E o Carnaval de BH é tão especial que seu xixi pode até virar adubo para plantações. Sim, você leu certo!

Com o projeto P4Tree, desenvolvido pela UFMG, pastilhas serão colocadas em 100 banheiros químicos pela cidade. Essa tecnologia é capaz de absorver o fósforo presente na urina e transformá-lo em fertilizante. O fósforo é um elemento químico essencial para o crescimento das plantas. Lindo, né?

Agora que você já sabe como ser um folião consciente, passe o conhecimento pra galera! Compartilhe esse post com seus amigos e vamos todos curtir um Carnaval cada dia mais consciente e sustentável.