Blocos de rua: cadastro aberto para o Carnaval de Belo Horizonte 2019

23 de outubro de 2018


Está organizando um bloco para o carnaval? Fique atento: o prazo de cadastro vai até 19/11

Você é organizador de bloco? Então se liga: está aberto, até o dia 19 de novembro de 2018, o cadastro de blocos de rua do Carnaval de Belo Horizonte 2019.

Para inserir as informações do seu bloco, basta acessar o link: http://eventos.pbh.gov.br/

A ferramenta permite que o representante cadastre até dois trajetos por bloco. Para que o processo seja mais rápido e fácil, você poderá contar com o auxílio de um mapa, em que já estarão posicionados bloqueios referentes a áreas de segurança (locais com risco de alagamento, por exemplo). Portanto, ao acessar o cadastro, tenha em mãos o percurso desejado e também uma segunda rota, além de informações como data, horário, local de concentração e dispersão, reduzindo a necessidade de reuniões para solução de impasses em trajetos.

Em 2019, o período oficial do carnaval vai de 16 de fevereiro a 10 de março. Apenas os blocos que saem nesse período podem se cadastrar. Caso o cortejo esteja previsto para outra data, o bloco deverá comunicar diretamente a cada órgão municipal (segurança, mobilidade, limpeza urbana) para as devidas providências.

Por que o cadastro é importante? Para obter o apoio da Belotur, BHTrans, SLU, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, PMMG e outros órgãos que atuam para viabilizar uma festa bacana para todos que convivem na cidade.

Os grupos cadastrados poderão também participar do Edital de Subvenção, uma oportunidade para que o bloco carnavalesco obtenha auxílio financeiro. A inscrição no Edital é gratuita e está prevista para novembro de 2018.

Vale lembrar que o cadastro não é obrigatório. Mas somente os blocos cadastrados poderão contar com apoio para viabilizar a instalação de banheiros químicos, serviços de trânsito, limpeza e segurança. Blocos não cadastrados não terão esse apoio por parte do poder público e também não poderão participar do Edital de Subvenção.

Combinado? Então confira essas orientações que destacamos do “Guia com dicas para organizadores de blocos – Carnaval de Belo Horizonte 2019”:

  • Antes de começar o cadastro, defina um nome para o bloco e evite mudá-lo durante o planejamento do Carnaval. Elabore um texto descritivo. Mesmo que não haja uma hierarquia definida, eleja um responsável e um segundo contato, informando os dados completos de ambos (nome, CPF, telefone e endereço). Para facilitar o cadastro e todas as etapas junto aos órgãos competentes, já deixe levantadas outras opções de trajeto e programação.
  • Levante uma estimativa de público para o bloco e defina o dia e horário (início e término) para o desfile. Sugere-se que o bloco não passe de 6 horas, desde a concentração até a dispersão. Assim, a estrutura do poder público pode ser otimizada para melhor atender você e todos os demais blocos de carnaval. Fique atento aos locais e horários não permitidos, sinalizados no sistema de cadastro.
  • O cadastro destina-se a Blocos de Rua. Fique atento: se no seu desfile está prevista a montagem de palco, tablado, blimp (balões infláveis flutuantes a base de gás hélio), tendas, barracas, gerador ou qualquer outro tipo de estrutura, você está na categoria “evento”, e não bloco de rua. Os eventos precisam ser licenciados junto à Subsecretaria de Regulação Urbana – SUREG. O processo deve ser iniciado no BH Resolve – Central de Atendimento da Prefeitura de Belo Horizonte – Rua Santos Dumont, 363 – Centro / Telefone: 156 / http://portaldeservicos.pbh.gov.br/
  • Se o seu bloco de rua for utilizar mini trio e trio elétrico, veículo de apoio, carro alegórico para sonorização ou veículos similares, você deverá providenciar previamente a liberação junto ao órgão de trânsito – BHTrans. http://bit.ly/BHTRANS012_2017
  • Todos os organizadores de blocos de rua devem conhecer a Instrução Técnica 39, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que estabelece considerações mínimas de segurança para concentrações, deslocamentos e dispersões dos blocos carnavalescos em vias públicas, inclusive aquelas ocorridas em períodos diversos ao calendário oficial. http://bit.ly/BOMBEIROSMG_IT39
  • Está com alguma dificuldade no cadastramento? Acesse o tutorial aqui: http://eventos.pbh.gov.br/ajuda.pdf
  • Ainda ficou alguma dúvida? Ligue para 3277-9702.
  • Lembre-se: o período oficial do Carnaval de Belo Horizonte 2019 vai de 16/02 a 10/03/2019.

Converse com a galera que vai curtir seu bloco e colabore, de forma ativa, para a limpeza das ruas e para a valorização dos catadores de material reciclável. Saiba mais: http://bit.ly/guiaorganizadoresblocosderua

Sua contribuição é muito valiosa também para a prevenção e combate de situações relacionadas a racismo, machismo, homofobia, transfobia, lesbofobia, trabalho infantil, abuso sexual de crianças e adolescentes, inclusão de pessoas com deficiência e pessoas idosas.

O Carnaval de Belo Horizonte é de todo mundo!